OBRAS PREMIADAS: Prêmio AsBEA 2012. Esta obra foi premiada na categoria: projetos especiais.
O longo período de implantação da Central Hidrelétrica de Itaipu chegou ao seu final em 2007 com a inauguração das duas últimas unidades geradoras a conclusão da obra e o começo simbólico de uma novo ciclo. Itaipu Binacional atingiu assim o seu grande objetivo consolidando-se como uma das maiores usinas de geração de energia do mundo. Desde 2005, com a ampliação da sua Missão, é notável o esforço de Itaipu para ampliar as ações nas áreas do meio ambiente, educação, desenvolvimento tecnológico e turismo.
Entre essas iniciativas iniciou a implantação, em 2003, de um parque tecnológico na área dos antigos barracões próximos a usina, seguindo os conceitos de reaproveitamento, transformando as ruínas em um próspero empreendimento gerador de ciência, cultura, educação e tecnologia, e atendendo à demandas locais e regionais, em sintonia com o cenário nacional e latino-americano.
Porém, o sucesso e o rápido crescimento do Parque Tecnológico Itaipu, localizado dentro da área da CHI, tornou-se conflitante com outros usos, já que o primeiro demanda fluxos diversos, acessos livres e circulação de pessoas oriundas das mais variadas áreas, enquanto a segunda é uma área de segurança nacional, com acesso restrito e obrigação de manutenção da geração de energia para grande parte do país.
O objetivo do Plano Diretor do Parque Tecnológico Itaipu foi, portanto, determinar as condições de crescimento do mesmo, definido em cenários de curto, médio e longo prazo, atendendo às exigências ambientais, construtivas e sócio-econômicas, além de proporcionar sua adequada integração ao planejamento global de Itaipu. Neste sentido, o Plano envolve a elaboração de uma proposta global para organização das dimensões do espaço físico: circulações, edificações, espaços abertos e infraestruturas e redes; além da adoção de práticas de sustentabilidade para o conjunto e a definição dos cenários futuros para o PTI: densidades, crescimento, novas atividades e população.
O Plano Diretor foi aprovado e várias de suas propostas de intervenção e qualificação estão em execução.